sábado, 2 de outubro de 2010

A Lula e a Baleia (The Squid And The Whale)

The Squid and the Whale (br: A Lula e a Baleia;),é um filme norte-americano, do gênero drama e comédia, lançado em de 2005. Dirigido por Noah Baumbach e produzido por Wes Anderson. Ela conta a história semi-autobiográfica de dois garotos no Brooklyn, aprendendo a lidar com o divórcio dos seus pais em 1980. O filme tem o nome de um diorama de uma lula gigante e um cachalote chamado Giant Squid and Sperm Whale encontrado no Museu Americano de História Natural. O filme foi filmado em 16 mm, principalmente usando uma câmera portátil.




The Squid and the Whale foi um sucesso com os críticos. Em 2005, no Sundance Film Festival, o filme ganhou prêmios de melhor direção e roteiro dramático, e foi nomeado para o Grande Prêmio do Júri. Baumbach mais tarde recebeu uma indicação ao Óscar em 2006 de Melhor Roteiro Original. O filme recebeu seis indicações ao Independent Spirit Award e três indicações ao Golden Globe. New York Film Critics Circle, Los Angeles Film Critics Association e o National Board of Review votou o seu roteiro como o melhor do ano.

Brooklyn, 1986. Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista de grande sucesso, sendo que sua esposa Joan (Laura Linney) começa a despontar na área. Tanto Bernard quanto Joan já desistiram de seu casamento, com ambos deixando seus filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), à própria sorte. Para Walt esta situação serve como aprendizado e amadurecimento, mas para Frank trata-se de uma transição complicada pela qual será obrigado a passar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário