terça-feira, 31 de agosto de 2010

Earthbound (aka Mother 2)

Earthbound, conhecido no Japão por Mother 2, é um RPG para o console Super Nintendo, feito pelas subsidiárias da Nintendo, Ape, Inc e HAL Laboratory, e lançado em 1995. Sua ambientação é contemporânea, em oposição a maioria dos RPGs, que apresentam temáticas medievais. Apesar de ter feito grande sucesso no Japão, teve péssima recepção nos EUA durante a sua época de lançamento. Atualmente, entretanto, é considerado um jogo cult e lembrado principalmente por seu bom humor (parodiando o próprio gênero do RPG), gráficos cartunescos e uma inovadora tecnologia de som, utilizando sampling.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EARTHBOUND VIA MEGAUPLOAD, 

O EMULADOR VOCÊ ENCONTRA NA BARRA AO LADO DIREITO.

O jogo é uma sequência de Mother, lançado somente no Japão para o NES. Porém, o único personagem comum a ambos é o vilão Giygas. Em EarthBound você não vai encontrar espadas,dragões e nada parecido. Mas vai se deparar com hippies alucinados, criaturas espaciais como o gentil Mr.Saturn que tem um lacinho amarrado na cabeça e tem sua propria cidade que só eles conhecem, durante a aventura é melhor estar pronto para referências aos costumes suburbanos e idéias que lá no fundo toda pessoa tem mas parece ser absurda,como a do vizinho malvado.

A trama se passa na cidade de Onett, no ano de 199X. Ness, um garoto normal que, depois de um meteoro cair quase do lado de sua casa, conhece nas redondezas do meteoro Buzz Buzz, um inseto de vários anos no futuro que o mandou para uma jornada para acabar com Giygas, o "destruidor cósmico de planetas". Nessa jornada, Ness terá que buscar por oito santuários as forças da Terra para ter força necessária para destruir Giygas.

EarthBound tem um escapismo que inclui uma trama contemporânea, personagens utilizando tacos de baseball, estilingues e yo-yos como armas, inimigos como cachorros, palhaços e estátuas, muitas piadas e referências a cultura pop e hippie e subtramas absurdas como procurar uma máquina que faz iogurte sabor truta. O jogo também tem muita metalinguagem, como pedir ao jogador o seu nome, personagens falando frases como "Eu queria entrar em contato com o povo da Ape" e placas como "Reunião para o planejamento de Mother 3|EarthBound 2".

O jogo possui as características básicas de um RPG: tem de se andar pelas cidades, pegar informações com as pessoas e placas, e comprar equipamento. Ao contrário da maioria dos jogos do gênero, em que se consegue dinheiro em batalhas, em EarthBound você retira dinheiro de um caixa eletrônico. Esse dinheiro é depositado pelo pai de Ness, quando você liga para ele. Ele contraiu um empréstimo do pai de Pokey, vizinho de Ness e um dos vilões principais do jogo, que reclama da não-devolução do valor. Para salvar o jogo, tem de se ligar para o pai de Ness (mas um fotógrafo que aparece em pontos importantes cria uma memória automática).

O sistema de batalhas é parecido com o da série Dragon Quest: selecionam-se ações como atacar, usar PSI, usar itens, e as ações suas e do inimigo ocorrem dependendo da velocidade do personagem. Após a batalha, se ganha experiência, que aumenta o nível dos personagens e em certos casos, itens. Porém,mesmo com tantos elementos conhecidos,o jogo se destaca em fatores como personalidade e comportamento dos personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário