terça-feira, 28 de setembro de 2010

Munique (Munich)

Munich (Munique no Brasil e em Portugal) é um filme de 2005 dirigido por Steven Spielberg sobre os eventos que se seguiram ao Massacre de Munique de 1972. Ele segue um esquadrão do Mossad (liderado por Eric Bana) que é requisitado para caçar e matar os terroristas do Setembro Negro responsáveis pelo assassinatodos atletas israelenses e o fardo que isso foi para a equipe.



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR VIA TORRENT*

*LEGENDADO.

O filme é parcialmente baseado no livro Vengeance: The True Story of an Israeli Counter-Terrorist Team (algo como Vingança: A Verdadeira História de uma Equipe Contra-Terrorista Israelense) pelo jornalista canadense George Jonas. Spielberg praticamente não fez pré-estreias do filme, lançado em dezembro de 2005. A expectativa só seria superada pela polêmica que se seguiu às primeiras exibições: tanto judeus quanto muçulmanos acusaram o conteúdo de racial.



O ponto de partida para o filme corresponde aos trágicos acontecimentos ocorridos durante os Jogos Olímpicos de 1972, realizados em Munique. A 5 de Setembro, oito palestinianos mascarados (autodenominado "grupo Setembro Negro") invadiram a aldeia olímpica, mataram dois atletas israelitas e raptaram outros nove. Depois exigiram a saída em segurança do país e a libertação de alguns prisioneiros árabes. No entanto, quando chegaram ao aeroporto foram confrontados com a polícia alemã e desse confronto resultou a morte dos nove reféns.



No rescaldo desses trágicos acontecimentos, o governo de Israel da época, liderado por Golda Meir, deu ao Mossad, a agência secreta israelense, uma missão especial: perseguir e eliminar os palestinianos responsáveis pela morte dos onze atletas israelitas em qualquer parte do mundo. Ephraim (Geoffrey Rush) é o homem que vai recrutar Avner (Eric Bana) e uma equipa de mais quatro homens - Steve (Daniel Craig), Carl (Ciarán Hinds), Robert (Mathieu Kassovitz) e Hans (Hanns Zischler) - para executarem essa terrível missão.



Apesar de Avner, líder do grupo, acreditar na missão e gostar de servir o seu país, vai ficando, à medida que a sua acção sangrenta se desenrola, com cada vez mais dúvidas morais sobre os atos de vingança perpetrados em nome da sua pátria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário