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Edward Carnby tenta desvendar o misterioso desaparecimento de seu amigo Charles Fiske e descobre que ele está morto. Um cara chamado Frederick Johnson diz a Carnby que Fiske estava procurando três artefatos poderosíssimos. Johnson pede a Carnby para reabrir a investigação de Fiske para recuperar os artefatos. Para isso vai até a misteriosa Ilha das Sombras perto da costa de Maine. Carnby não está sozinho em sua busca. Aline Cedrac, uma jovem inteligente, arqueóloga especialista em antigos idiomas indígenas une-se a ele em sua missão.
Ao chegar na ilha em uma noite gelada de outono, os dois se deparam imediatamente com terríveis criaturas. Durante o curso das investigações, a cada passo e a cada canto que eles chegam, cheio de muito suspense, intrigas e um senso de impedimento os cercam. Confiando somente em seus instintos e recursos limitados, Carnby e Aline devem destruir todo o mal lá e descobrir a verdade.
O jogador breve se encontra sob ataque das criaturas das trevas que aparecem do nadam possivelmente vindo das sombras. Essas criaturas revelam-se eventualmente como forma de vida répteis vindas do centro da Terra, um enorme mundo de cavernas escuras conhecidas como o Mundo das Trevas. A Ilha das Sombras aparentemente contem uma das muitas entradas para esse mundo subterrâneo.
Como o próprio nome do jogo diz, os inimigos do jogo são opostas a luz (que aparentemente as transformam em areia), e isso mostra-se fortemente na jogabilidade. Você pode usar sua lanterna para afastar certas criaturas, ao matá-las você adquire munição.
A luz representa um significante papel neste jogo. Uma das coisas principais é a lanterna que pode ser usada para iluminar locais escuros, revelando assim detalhes e itens antes não vistos. Para esse fim, os programadores fizeram um engine gráfico incomum que permitia que o personagem em 3D iluminasse os cenários em 2D pré renderizados. Isso foi executado renderizando os cenários em vários níveis de iluminação e incluindo informação na distribuição de objetos na cena. O engine gráfico poderia então usar corretamente versões de brilho nos cenários onde se esperava que a lanterna pudesse iluminar, e assim deixando as sombras ainda escuras.
Ao jogador é dada a opção de escolher qual dos dois protagonistas que jogar. Com Carnby a história é baseada principalmente em enfrentar os monstros pelos meios físicos, particularmente com suas fiéis armas de fogo; enquanto que Aline o jogo centra-se mais nos puzzles. Ocasionalmente eles se encontram nas principais partes da história.
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