Krautrock
Krautrock (Kosmische Musik, Kraut, ou ainda Krautwave) é um nome genérico atribuído às bandas experimentais na Alemanha do fim da década de 1960 e começo da década de 1970. Era originalmente um termo utilizado de forma pejorativa pela imprensa musical inglesa, e acredita-se que tenha sido criado por ela a partir da expressão popular Kraut, que significa uma pessoa alemã e por sua vez derivada do prato tradicional alemão chucrute, sauerkraut (literalmente "repolho azedo"). No entanto, muito por causa do sucesso dessas bandas, o termo ganhou mais tarde um significado positivo sendo atualmente visto como um título de reconhecimento ao invés de insulto.
Bandas tipicamente definidas como krautrock do começo de 1970 são Tangerine Dream, Faust, Amon Düül II e Can, além das associadas ao produtor Conny Plank, como Neu!, Kraftwerk e Kluster. Essas bandas manifestavam uma reação ao vácuo cultural na Alemanha pós-Segunda Guerra Mundial e de forma geral rejeitavam a cultura Anglo-Americana em favor de uma definição própria, mais radical e experimental, do que seria a nova cultura alemã.
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR 12 OBRAS ESSENCIAIS PARA CONHECER O KRAUTROCK + O LIVRO "KRAUTROCKSAMPLER" DE JULIAN COPE.
12 CDs: Amon Duul II - Yeti; Can - Tago Mago; Cluster - Zuckerzeit; Faust - Faust; Grobschnitt - Solar Music Live; Guru Guru - Kanguru; Harmonia - Deluxe; Klaus Schulze - Cyborg; Kraftwerk - Kraftwerk 1; La Dusseldorf - La Dusseldorf; Neu! - Neu!; Walter Wegmuller - Tarot;
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O DOCUMENTÁRIO "KRAUTROCK - THE REBIRTH OF GERMANY", DA BBC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário