quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ardil 22 (Catch-22)

Catch-22 (Ardil 22 (título no Brasil) ou Artigo 22 (título em Portugal)) é um filme de guerra adaptado do livro homônimo de Joseph Heller. Com sua temática de humor negroem torno dos "personagens lunáticos" do romance satírico de Heller, o filme ficou marcado por problemas de produção e artísticos, que resultaram em seu fracasso comercial.

Embora com uma equipe de produção talentosa - que incluía o diretor Mike Nichols e o roteirista Buck Henry (que também atuou no filme) - trabalhando no projeto por dois anos, a complexa tarefa de recriar uma base de bombardeio da Segunda Guerra Mundial e transpor para as telas uma sátira antibelicista provou-se uma tarefa difícil.



CLIQUE AQUI PARA BAIXAR VIA TORRENT


A história gira em torno das aventuras e desventuras do Capitão Yossarian, um bombardeador de B-25 da Força Aérea Americana, e os outros membros de seu esquadrão, baseados na ilha de Pianosa durante a Segunda Guerra Mundial. A levada do filme é frenética, de um teor intelectual, e seu tom amplamenteabsurdista, interpelado por breves momentos de um realismo quase assustador. O filme não segue uma progressão cronológica normal, sendo contado através de uma série de flashbacks e sequências oníricas do ponto de vista do personagem principal.




A adaptação do filme alterou substancialmente a ordem seguida no livro. Vários arcos foram deixados de fora, e diversos personagens do filme fazem as vezes (tanto no diálogo quanto nas experiências) de outros persongens do livro. Apesar das mudanças, Heller aprovou o filme, conforme um comentário de Nichols e Steven Soderbergh nos extras do lançamento em DVD. De acordo com Nichols, Heller ficou particularmente impressionado com algumas cenas e trechos de diálogos criados por Henry, dizendo que se pudesse os incluiria no livro.


Um dos meus filmes prediletos sobre Segunda Guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário