quarta-feira, 1 de setembro de 2010

David Bowie - Diamond Dogs

Diamond Dogs é um álbum conceitual de David Bowie, originalmente lançado pela RCA em 1974. O assunto era a natureza apocalíptica do romance 1984 de George Orwell. Bowie queria realizar uma produção cinematográfica de 1984, mas os detentores dos direitos autorais de Orwell negaram os direitos. Então Diamond Dogs foi produzido usando o material e como o título da canção mostra, o tema 1984 ainda está muito em evidência. A arte de capa no álbum original contém um animal metade cão - metade Bowie pintada por Guy Peellaert.

PARA SABER UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA POR TRÁS DO DISCO, LEIA ESTE EXCELENTE TEXTO QUE SE ENCONTRA AQUI.


Após toda a piração de Ziggy Stardust, Bowie caiu de cabeça na obra de George Orwell, "1984", sim, aquele mesmo do Big Brother. O livro de Orwell impressionou tanto Bowie que "Diamond Dogs" é quase todo baseado na obra dele, praticamente um disco conceitual.
"Diamond Dogs" foi o primeiro disco, desde 1969, sem os Spiders From Mars, a banda de apoio de Ziggy Stardust, e talvez por isso o disco arrisque-se mais em sonoridades mais diversas, como a soul music ou um flerte discoteque, mas sempre mantendo a essência rock rasgada, como no hit-mór do álbum "Rebel Rebel". Apesar de toda a diversidade e toda a concepção dura do disco, "Diamond Dogs" chegou ao primeiro lugar das paradas inglesas, e mesmo com sua possível irregularidade é um dos pilares da época de ouro do camaleão do rock. Você pode não gostar deste álbum de ponta-a-ponta, mas precisa no mínimo ouvi-lo inteiro uma vez, é regra básica para poder entender um pouco sobre o glam-rock e sobre os anos 70. (Por Wladimyr Cruz)



Uma das peculiaridades do álbum é que David Bowie é o responsável pelas guitarras no album inteiro, à excessão da guitarra com wah wah à la Shaft Theme, em "1984", cortesia do senhor Alan Parker. David também faz vocais, toca todos os saxes, toca sintetizador Moog, Mellotron... sejamos francos: David Bowie é do CARALHO. Mike Garson é responsável pelos teclados, Herbie Flowers pelo baixo, Tony Newman E Aynsley Dunbar pelas baterias (e que baterias, PQP!!!).


Tracklist:

1. Future Legend 
2. Diamond Dogs 
3. Sweet Thing 
4. Candidate 
5. Sweet Thing (Reprise)
6. Rebel Rebel 
7. Rock 'N' Roll With Me 
8. We Are the Dead
9. 1984 
10. Big Brother 
11. Chant of the Ever Circling Skeletal Family. ¹

¹ALGUNS DOS LINKS PODEM TRAZER FAIXAS EXTRAS. 


O disco foi o "canto do cisne" da fase Glam de Bowie. De acordo com o escritor David Buckley, "Com o tipo de mudança que viria a definir sua carreira, Bowie pulou fora do movimento Glam Rock à tempo, antes disto se transformar numa paródia sem-graça de si mesmo." Na época do seu lançamento, Bowie descreveu Diamond Dogs como "um album muito politico. O meu protesto... muito a minha cara do que qualquer coisa que eu tenha feito anteriormente". A revista Disc o comparou com "The Man Who Sold the World ( de1970), enquanto a revista Rock and Sounds também descreveu o album como "o trabalho mais impressionante ... desde Ziggy Stardust".

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR VIA TORRENT (EM .MP3).
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR VIA TORRENT (EM .FLAC)
CLIQUE AQUI PARA OUVIR VIA GROOVESHARK

As guitarras cruas de Bowie e as visões de caos urbano, miséria juvenil e amantes niilistas 
("We'll buy some drugs and watch a band / And jump in the river holding hands") de Diamond Dogs são creditadas como antecipação do movimento punk que tomaria espaço nos anos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário